domingo, 20 de junho de 2010

Aplicação de botox

Ai quanto tempo né? Andei sumida demais...mas vamos as novidades:

Ontem fiz mais uma vez aplicação de botox na musculatura. Para aqueles que não sabem, esta técnica é feita em pessoas com paralisia cerebral com objetivos de reabilitação. O botox é aplicado em determinados nervos e músculos para relaxar, aliviar o efeito de tensão da musculatura em determinados movimentos e diminuir os espasmos que são os grandes vilões da reabilitação, principalmente em se tratando da fisioterapia com foco na marcha. O botox quebra um pouco o que os médicos chamam de movimento em bloco ou padrão, em que o paciente estica o corpo inteiro involuntariamente para flexionar apenas uma das pernas por exemplo.

Além do botox, temos o fenol, um medicamento um pouco mais instantâneo em seus feitos porem menos duradouro. Na teoria, o efeito do botox na musculatura dura em média 4 meses e o fenol não mais que 30 dias.

A idéia principal é paralisar a musculatura para potencializar o trabalho da fisioterapia ao longo desse período. Assim, na pratica você começa a perder força por causa do botox depois do quarto dia após a aplicação e atinge o ápice do efeito do remédio depois de 15 dias, no estado em que a musculatura está totalmente relaxada. Mas logo após esse período, o efeito tende a diminuir até desaparecer totalmente. Sendo assim, de nada adianta uma aplicação bem feita, nos pontos musculares corretos se o paciente não intensificar a fisioterapia durante pelo menos os primeiros 30 dias. O medicamento vai embora e o que fica é o resultado conquistado pela fisioterapia e os movimentos adquiridos.

A aplicação é feita com agulhas injetando o liquido espesso e oleoso direto no músculo. Eu já fiz aplicação das duas formas: com e sem sedação. Acreditem, com sedação é muito melhor rsrs

O médico primeiro usa uma eletro-estimulação bem potente para localizar o músculo que deseja aplicar o botox. Quando o músculo pulsa, ele segura bem firme a região e injeta o remédio, você consegue sentir o medicamento entrando... a dor é horrivel!!!! Mas não se assustem, desta vez mesmo eu preferi fazer com sedação, e foi tranquilo. Só meio chatinho voltar da anestesia, mas isso é tranqüilo né?!?

O botox só pode ser aplicado a cada 6 meses, o fenol não tem restrição, mas é aconselhável aplicar respeitando um período de 30 dias.
Para mim, após a terceira aplicação, já não senti mais tanta diferença. Acredito que assim como acontece com outros medicamentos, o corpo acaba se habituando com o remédio e já não causa tanto efeito.

Se tiverem dúvidas sobre o botox, é só me procurar. Ok?


Beijos, estava com saudades de escrever!!!!
Cléo Terra

Um comentário:

  1. Greetings from Finland. This blog is fun to explore, through other countries, people, culture and nature. Come see Teuvo pictures on my blog. And tell all your friends, why should he go Teuvo pictures on my blog. That is why you get your country's flag to rise above the pictures to Teuvon images blog flag collection, a lovely end of February, Teuvo Vehkalahti Finland

    ResponderExcluir