sábado, 15 de maio de 2010

A importância dos pais

Vamos falar um pouco agora sobre a importância da familia na vida do deficiente.Assim como na educação e contrução dos valores de uma criança,os pais tem um peso relevante na luta dos deficientes por vencer seus limites e conquistar independência.

Por muitos anos, meus pais em especial minha mãe, sempre me deixaram ciente da minha realidade, sempre me trataram com igualdade na educação eu e minha irmã que não tem deficiência. Além disso, a cobrança e a pressão dos meus pais exigindo sempre o máximo do meu empenho em cada barreira que eu tinha que ultrapassar, fizeram de mim uma pessoa forte, ciente de que posso TUDO que eu quero, mesmo sabendo que NADA cai do céu e que MUITAS vezes é dificil superar dores, cansaço e medos para persistir até conseguir vencer!!!

Cresci ouvindo as frases "o bom soldado morre lutando na batalha..." "o céu é o limite para alcançarmos..." "no seu dicionário não existem as palavras: não posso, não consigo, não dá..."

Incentivo e apoio para pequenas conquistas eram valiosas no meu processo de independência... minha mãe comemorava cada progresso: desde criança, tinha dificuldades para segurar canetas e lápis para escrever, movimentos finos sempre foram dificeis e apontar lápis parecia uma missão impossivel rsrs...consegui apontar lápis sozinha tinha 12 anos, foi uma festa quando ela viu, eu não precisava mais pedir pra ninguem fazer isso por mim!

Como eu já comentei, não temos condições financeiras para custear minha reabilitação, então fazia fisioterapia em instituições públicas e em casa minha mãe se dedicava em continuar as sessões: ela fazia exercicios em mim, inventava aparelhos que ela mesmo confeccionava para as mãos...devo muito a ela boa parte dos movimentos que conquistei.

Meu pai, é super-protetor e era contra insistir em meus estudos, batalhar um emprego...e o primeiro namorado? a filhinha frágil do papai tava namorando rsrsrs...nossa, foi um pouco complicado de entender esse superprotecionismo, as vezes confundia muito com preconceito ou talvez medo de algo dar errado e eu me frustrar ou me machucar com a frieza e crueldade do mundo desigual que eu teria que enfrentar...só pude entender que toda a resistencia do meu pai era amor, carinho e proteção, depois de adulta, depois de passar por muitas lutas e perceber que realmente não seria fácil encarar os meus problemas...Todas as vezes em que meu pai dizia que algo não ia dar certo, que era melhor desistir porque eu não ia conseguir, sentia mais vontade de lutar... Meu combustível para lutar era o desafio de provar que eu sou capaz, que posso vencer meus próprios limites!

Percebam que graças a Deus, tive muito apoio dos meus pais...um me ensinou a persistir, a enxergar a realidade como ela é...e o outro me ensinou a desafiar sempre, não existem limites quando se tem vontade de vencer!!!


Beijos pessoasss...

Nenhum comentário:

Postar um comentário