terça-feira, 25 de maio de 2010

Nova conquista!!!

Estudos e pesquisas cientificas mostram que somente na fase infantil os pacientes com paralisia cerebral podem apresentar evoluções no processo de reabilitação. Eu não concordo e sou prova de que estas teorias não descrevem totalmente a verdade.

Ninguém tem o direito de tirar a esperança de poder melhorar, além disso, vamos pensar nos termos práticos: o cérebro é um órgão que tem capacidade de se regenerar, de substituir atividades que foram afetadas por alguma lesão. Se nosso sistema nervoso tem essa capacidade de aprender a fazer ações perdidas, então não podemos deixar de acreditar que se insistirmos, que se “ensinarmos” o cérebro exaustivamente o que ele deve fazer, com certeza ele irá se condicionar com determinado movimento.

Meu médico costuma dizer que para quem tem paralisia cerebral não dá pra se estabelecer um limite para cessar os progressos, porque não conseguimos prever como o cérebro vai reagir a cada estímulo. Sabemos que são necessários as vezes anos de trabalho e esforço pra ganhar um movimento novo, para conseguir refinar a coordenação dos passos...mas gosto de dizer que o maratonista não acorda um belo dia e resolve bater o recorde mundial....pelo contrário, são necessários dias de dedicação, horas de treino para conseguir milésimos e milésimos de segundos a menos, até atingir seu objetivo.

Como já disse outras vezes aqui, toda conquista por mais pequenina que possa parecer é uma grande vitória. Até hoje, eu ainda tenho barreiras que procuro vencer...

E esta semana eu tive mais um avanço! Sabe gente, eu sempre gostei de ir ao shopping com meu carro, mas o problema é que não consigo pegar o ticket ao chegar próximo da cancela no estacionamento. Por esse motivo, preciso ter alguém me acompanhando todas as vezes que eu vou as compras...Mas, sábado eu decidi superar este limite, fui ao shopping e quando estava me aproximando da cancela do estacionamento eu liguei o pisca alerta no carro(pois eu podia levar muito tempo até eu conseguir retirar o papelzinho e os outros motoristas podiam me xingar!) e cheguei bem próximo do botão para retirar o cartãozinho. Em menos de um minuto, eu consegui!!!!! Nossa, eu fiquei tão feliz, que queria ficar ali o dia inteiro retirando o ticket na cancela...rsrs Foi maravilhosa a sensação de conquista, de realização. Me senti gente grande!!!

Nunca permita que tirem a esperança de alcançar mais e mais sua evolução. Nem o melhor médico pode tirar de dentro de você a vontade e a força de superar seus limites!!!

Beijos,
Até mais.
Cléo Terra

2 comentários:

  1. Concordo plenamente! Aos 9 anos tinha um laudo da AACD que informava que permaneceria de modo permanente em uma cadeira de rodas. Hoje, tenho dificuldade em grandes distâncias, mas ando.
    Com persistência, e fé SEMPRE é possível superar nossos obstáculos.
    E ah, até pela baixa estatura minha, também tenho problema em pegar ticket em cancelasd de shopping. A 1ª vez que consegui sozinho, vibrei feito um doido.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1264743-7823-VETERINARIO+CADEIRANTE+PASSA+EM+CONCURSO+MAS+NAO+E+CHAMADO,00.html

    ResponderExcluir